26 dezembro 2011

Jaime Pacheco fala do Boavista no Jornal o Publico

“TUDO COMEÇOU QUANDO O MAJOR SAIU DO PSD”

Continua a acompanhar o que se passa com o Boavista?
Esse é um punhal que tenho cravado no coração. O Boavista foi colocado numa situação muito desagradável. É um clube centenário que fez muito pelo futebol nacional e internacional, mas criou muitos anticorpos. Incomodou muita gente e muitos clubes. O Sp. Braga é um clube simpático, porque ficou em segundo lugar uma vez. Se conseguisse o mesmo que o Boavista conseguiu, também ia ser vítima de situações desagradáveis. O Boavista fez muito bem ao futebol português. O que fizeram foi muito injusto. Todas as equipas tiveram apoios. O FC Porto teve apoio da câmara municipal e o Boavista não teve nada. Fizeram-lhe uma rasteira muito grande. O que é que o Boavista fez? Penalizaram o clube no plano desportivo muito injustamente. Até perdeu aquele jogo em casa [frente ao Estrela da Amadora]. Aquilo é normal, todos os clubes pressionam de uma maneira ou de outra. Se tratassem todos os clubes por igual, não havia futebol em Portugal e no mundo.

Qual é a sua explicação para esse tratamento desigual?
Tudo começou quando o major [Valentim Loureiro], saiu do PSD. A política em Portugal envolve-se em tudo. O major tinha adversários no PS, no CDS e nos outros partidos e passou a ter inimigos também dentro do próprio PSD. O Boavista começou a levar por tabela e foi empurrado para o abismo. O major era presidente honorário e a referência e, por isso, começaram a hostilizar o clube de todas as maneiras. Também usaram o Boavista para dar uma falsa imagem que iam limpar o futebol português e iam torná-lo credível, mas continua tudo igual. Não mudou nada. Eu nunca vi ninguém ganhar um campeonato que não merecesse. Há sempre beneficiados e prejudicados, mas no final é quase sempre equilibrado. O Boavista não fez melhor do que os outros por ter sido ajudado. Como era um clube pequeno e estava fragilizado a nível financeiro foi um alvo fácil.

Há quem defenda que era preferível o Boavista recomeçar do zero...
Não, não e não. O Boavista deve ser recolocado na I Divisão e quem o colocou nesta situação devia indemnizar o clube. Deviam pagar as instituições e as próprias pessoas. Pagar pelo erro e pela injustiça que fizeram ao Boavista e ao futebol português. Fizeram mal a milhares de pessoas. Muita gente ficou sem trabalhar por ter feito mal ao Boavista.

Coloca a hipótese de um dia regressar ao Bessa?
Não sei. Continuo a gostar muito do Boavista, mas tenho família. Sempre que posso ajudar, ajudo. De todas as maneiras. Ajudarei sempre. O Boavista deu-me muito e devo muito ao Boavista. Será sempre um dos meus clubes de eleição.


Link para entrevista completa: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1526377

Sem comentários: